Quarta-feira, dia 16 de março, entre as 10:35 e as 12:20, foi implementado o PADDE com a turma 8.ºD na sala 13.
Trabalho planeado:
- Visualização de dois vídeos, um sobre Comunicação Visual e outro sobre o Cartaz. 
- Os alunos deveriam construir um cartaz, de acordo com as regras apreendidas, utilizando software do básico do Office (Word ou PowerPoint), de modo a descobrirem as potencialidades das ferramentas de formatação e das ferramentas de desenho, nomeadamente a possibilidade de fazer edição de pontos. 
Dificuldades sentidas:
- A maioria dos alunos apresentou-se na aula com o computador sem bateria, pois não tiveram o cuidado de carregar os computadores no dia anterior. A sala 13 não tem tomadas e extensões capazes de carregar todos os computadores. 
- Quatro alunos não trouxeram computador, pois o computador que têm é pessoal (não foi fornecido pela escola), pelo que defendem que não precisam de o trazer para a escola. 
- A maioria dos alunos não tem acesso à internet, por diversas razões: já não têm saldo no cartão; não lhes foi fornecido cartão pela escola; não querem usar os seus dados móveis. 
- A internet da escola esteve muito irregular e fraca durante toda a aula. 
- Partilhei os dados do router que a escola me forneceu, mas estes eram insuficientes para todos os alunos que os tentaram utilizar. 
- Sem internet, os alunos não conseguiam aceder ao Office 365. 
- Os alunos que conseguiram ligar o computador à internet e aceder ao Office 365, não dispunham de grande parte das funcionalidades dos programas. 
- Vários alunos, aproveitando o ecrã do computador como resguardo, estiveram a jogar jogos online, roubando a internet que estava a ser disponibilizada para fins que não eram os previstos e tornando a internet ainda mais lenta. 
Sugestões:
- Instalar software livre nos computadores dos alunos, por exemplo o OnlyOffice ou o LibreOffice, de modo a que a utilização da internet não seja um requisito necessário para a utilização de software básico. 
- Limitar o acesso a jogos online que não sejam de cariz educativo durante o período em que estão a decorrer as aulas, de modo a que a internet se torne mais acessível e rápida. 
