Quarta-feira, dia 16 de março, entre as 10:35 e as 12:20, foi implementado o PADDE com a turma 8.ºD na sala 13.
Trabalho planeado:
Visualização de dois vídeos, um sobre Comunicação Visual e outro sobre o Cartaz.
Os alunos deveriam construir um cartaz, de acordo com as regras apreendidas, utilizando software do básico do Office (Word ou PowerPoint), de modo a descobrirem as potencialidades das ferramentas de formatação e das ferramentas de desenho, nomeadamente a possibilidade de fazer edição de pontos.
Dificuldades sentidas:
A maioria dos alunos apresentou-se na aula com o computador sem bateria, pois não tiveram o cuidado de carregar os computadores no dia anterior. A sala 13 não tem tomadas e extensões capazes de carregar todos os computadores.
Quatro alunos não trouxeram computador, pois o computador que têm é pessoal (não foi fornecido pela escola), pelo que defendem que não precisam de o trazer para a escola.
A maioria dos alunos não tem acesso à internet, por diversas razões: já não têm saldo no cartão; não lhes foi fornecido cartão pela escola; não querem usar os seus dados móveis.
A internet da escola esteve muito irregular e fraca durante toda a aula.
Partilhei os dados do router que a escola me forneceu, mas estes eram insuficientes para todos os alunos que os tentaram utilizar.
Sem internet, os alunos não conseguiam aceder ao Office 365.
Os alunos que conseguiram ligar o computador à internet e aceder ao Office 365, não dispunham de grande parte das funcionalidades dos programas.
Vários alunos, aproveitando o ecrã do computador como resguardo, estiveram a jogar jogos online, roubando a internet que estava a ser disponibilizada para fins que não eram os previstos e tornando a internet ainda mais lenta.
Sugestões:
Instalar software livre nos computadores dos alunos, por exemplo o OnlyOffice ou o LibreOffice, de modo a que a utilização da internet não seja um requisito necessário para a utilização de software básico.
Limitar o acesso a jogos online que não sejam de cariz educativo durante o período em que estão a decorrer as aulas, de modo a que a internet se torne mais acessível e rápida.