Job Shadowing- Includ-ed
Observação in loco da implementação das comunidades de aprendizagem no âmbito do Projeto INCLUD-ED.
01
Job shadowing
De 17 de 21 abril 4 professores do nosso Agrupamento, no âmbito do projeto Erasmus + KA1 “Mudar para melhorar a aprendizagem”, participaram numa mobilidade em Pamplona, Espanha, em formato de Jobshadowing: Observação in loco da implementação das comunidades de aprendizagem no âmbito do Projeto INCLUD-ED.
Os quatro professores visitaram 5 escolas de Pamplona, onde tiveram oportunidade acompanhar o trabalho de dirigentes escolares e professores, permitindo observar aulas e diversas atividades e perceber e as dinâmicas de ensino dessas escolas.
02
Segunda-feira, 17/04/23
No 1.º dia, os 4 professores foram recebidos no CRENA pelo Diretor e pela Coordenadora de Erasmus+/Projetos Internacionais do CREENA, onde lhes foi dado a conhecer o funcionamento do Centro e o modelo de ensino em Espanha e, sobretudo, na Província de Navarra. Foi feita uma visita guiada às instalações do CREENA e respetivos departamentos das diferentes áreas.
Neste dia, foi ainda realizada a visita à escola de Basoko, onde foi explicado a organização e funcionamento da escola. As turmas são organizadas de acordo com 3 programas linguísticos:
⤏ Castelhano
⤏ Bilingue: 3 disciplinas em Inglês
⤏ British: todo o programa curricular em Inglês
Os Programa linguísticos são ajustados aos conteúdos e domínios de escrita e domínio do idioma de forma interdisciplinar, organizados para ser avaliados por rubricas.
03
Terça-feira, 18/04/2023
O 2.º dia foi passado na escola de Roncal, localizada numa área rural, nos Pirenéus.
Os professores foram acolhidos pelo Diretor e elementos da Direção que lhes deram a conhecer a forma como a escola se organiza, o seu funcionamento, as estratégias e metodologias adotadas nesta escola.
Puderam verificar que, nesta escola, a disposição das salas de aula encontra-se por grupos de trabalho.
Tiveram oportunidade de observar algumas ações educativas de sucesso, tais como: grupos cooperativos (educação primária), centros de aprendizagem (educação infantil) e ensino por projetos (educação secundária).
Nesta escola, estando inserida uma comunidade muito pequena, existe uma relação muito próxima com os alunos, conhecendo-se muito bem as necessidades de cada um. Existe, também, um contacto estreito com a natureza, através de atividades realizadas, como passeios regulares junto ao rio, esqui e cross country.
04
Quarta-feira, 19/04/2023
O terceiro dia foi passado na escola de Mendigorria. Esta escola foi o 1º Centro Educativo de Navarra que se transformou em Comunidade de Aprendizagem. Aqui, tivemos o privilégio de assistir a diferentes atividades, para conhecer algumas das ações educativas adotadas, tais como:
· apresentação oral de um tema livre do 1º ciclo;
· uma tertúlia literária com alunos do pré escolar (infnatil)
· apresentação oral de 3º ciclo de um tema/conteúdo pelos alunos, sendo que, no final, os alunos preencheram uma rubrica de avaliação para avaliar as apresentações dos colegas.
· tertúlia literária de 2º ciclo.
A Diretora explicou o funcionamento da escola, dos grupos interativos, voluntários e comissões.
05
Quinta-feira, 20/04/23
No quinto dia, foi a vez de visitar a Escola de Larraintzar, localizada numa área rural, próxima da cidade de Pamplona.
Nesta escola aplicam a docência partilhada (música, educação física, inglês e professor primário) e a aprendizagem cooperativa.
Nas disciplinas de inglês e matemática, no ensino primário, não utilizam manuais. Os materiais são criados pelos docentes da escola, utilizando muito material Montessori e outros materiais manipuláveis.
06
Sexta-feira, 21/04/2023
O último dia foi passado na Escola de San Francisco, uma escola situada no centro da cidade de Pamplona.
Esta escola oferece aos seus alunos 3 modelos linguísticos.
A – Castelhano + 5 sessões de Inglês + 5 sessões Euskera
B – Euskera + 4 sessões Castelhano + 5 Inglês (frequentado pela maioria dos alunos)
C – Castelhano + 5 sessões Inglês)
Apresenta um rácio de 16 alunos por turma, podendo ir até 26 alunos.
Funciona em jornada contínua, das 9h às 14h.
Foi muito interessante ver a dinâmica do ensino pré escolar (infantil), que funciona como um espaço livre - os professores têm as suas salas, mas as salas estão ligadas para todos os alunos circularem livremente.
Destaca-se também o trabalho nas hortas comunitárias e o recreio que funciona no espaço exterior da escola, na praça em frente à escola.
Esta mobilidade foi uma mais-valia, pois foi possível contactar com realidades escolares e educativas, estratégias e metodologias que promovem a inclusão e a participação de “todos” na escola e na comunidade envolvente. Para os professores participantes foi uma experiência muito enriquecedora a nível profissional e pessoal.